Como tirar a Carteira de Trabalho CTPS

O interessado deve procurar a delegacia regional do trabalho ou as agências de atendimento, levar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento (documento original) e uma fotografia 3×4. O serviço é gratuito.

Click aqui para se tornar membro do PORTAL CONTABILIADE. Apenas para quem usa GMAIL – Comunidade Google Friend Connect

Para tirar a primeira via da Carteira de Trabalho e Previdência Social, o trabalhador deve apresentar:

  • 2 fotos 3×4, fundo branco, coloridas ou preto e branco, iguais e recentes;
  • documento no original ou cópia (autenticada por cartório competente ou por servidor da administração), em bom estado de conservação (sem rasuras e em condições de leitura) e que tenham as informações necessárias ao preenchimento da qualificação civil, ou seja:
  • nome – local de nascimento (cidade/Estado) – data de nascimento – filiação – nome do documento, número e órgão emissor.

    História da Carteira de Trabalho CTPS

    Instituída pelo Decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932 e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 22.035, de 29 de outubro de 1932″ a Carteira de Trabalho e Previdência Social tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

    A Carteira de Trabalho e Previdência Social é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

    Este artigo é uma republicação. Ele foi publicado originalmente em sephorix.com em anos anteriores a 2014.

    Tagged with 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *